O ano é 2022. Você está se balançando em uma rede sobre o mar azul turquesa das Maldivas, tomando coquetéis enquanto observa os números subirem em sua conta bancária. Você conseguiu! Agora é viver de blog e nunca mais precisar trabalhar!
Huuum, mas espere um pouco. Precisamos ser mais realistas! Definitivamente, é possível viver de blog em 2021, mas precisamos ter os pés no chão e alguns pontos claros para termos nosso blog como fonte de renda e conquistar a tão sonhada liberdade geográfica.
Como viver de blog em 2021, de forma realista!
Vamos começar com a boa notícia: há uma grande quantidade de dinheiro a ser ganha com blogs.
Alguns blogs superam os CEOs e movimentam milhões de dólares todos os anos. Além disso, também existem milhares de blogueiros menores que desfrutam de uma renda lucrativa e de uma vida de liberdade.
No entanto, a monetização do blog é uma jornada. E o primeiro conselho que deixo aqui é enxergar essa jornada de viver de blog com honestidade, eliminando os mitos comuns pelo caminho:
Mito nº 1: blogar é uma ‘renda passiva’
Monetizar um blog não é passivo e nem fácil. Pode levar centenas de horas de trabalho duro para chegar lá.
Vale a pena? Com certeza! Mas não comece a blogar com a mentalidade de que você conseguirá trabalhar ‘menos’ do que um emprego normal. Especialmente quando você começa.
Mito 2: há apenas uma fórmula que funciona
Existem centenas de guias sobre como começar um blog. Contudo, você não pode seguir a fórmula de apenas um artigo e ter sucesso garantido. Todo blog é feito de tentativas e erros para descobrir o que de fato repercute em SEU público em seu nicho.
Os melhores blogueiros estão constantemente aprendendo, verificando outros blogs e se inspirando.
Mito nº 3: Apenas grandes blogs conseguem viver de blog
Obter milhões de visualizações de página é ótimo, mas não é um pré-requisito para ganhar dinheiro.
Você pode ter uma renda decente com blogs, mesmo se não tiver muito tráfego. Falarei mais sobre isso daqui a pouco.
Mito nº 4: o blog em 2021 está morto
Algumas pessoas dizem que é tarde demais para começar a blogar, contudo os números de mercado mostram outra realidade. A quantidade de blogueiros ganhando com seus blogs é inegável – há muito potencial para blogs por aí.
Como ganhar dinheiro e viver de blog em 2021
Então, vamos dar uma olhada em algumas maneiras pelas quais você pode legitimamente ganhar a vida blogando em 2021. Começando com as maneiras mais tradicionais de ganhar dinheiro com o seu próprio blog:
Parcerias com marcas / agências
A muitos blogueiros começa a ganhar dinheiro colaborando com marcas. À medida que seu tráfego cresce, você começa a atrair anunciantes que pagarão para obter exposição ao seu público. Alguns exemplos práticos:
1. Patrocínios de marca
Muitas marcas têm equipes de marketing que procuram blogueiros com uma forte conexão com seu público-alvo.
Eles podem entrar em contato e oferecer a você uma oportunidade de postagem patrocinada. É quando você é pago para promover um produto ou serviço em seu blog.
Você pode escrever uma análise completa de um produto ou talvez apenas apresentar o produto em seu conteúdo nativo.
Se você realmente puder provar seu valor, uma marca pode envolvê-lo em uma parceria de longo prazo, como o embaixador de uma marca. Patrocínios de marcas são ótimos, pois podem pagar muito bem.
Apenas certifique-se de fazer parceria com marcas adequadas à sua marca para que seus leitores sigam confiando no seu conteúdo.
2. Anúncios gráficos
Os blogueiros podem ser pagos para exibir anúncios em seus sites – por exemplo, na barra lateral. Mais ou menos como as revistas vendem espaço publicitário para anunciantes.
A maneira mais fácil de exibir anúncios é se inscrever em uma rede de anunciantes como o Google AdSense. Essas redes de anúncios funcionam como intermediários entre blogueiros e marcas. Existem outras no mercado para blogs com maior tráfego, como a Mediavine e a AdThrive, que podem pagar mais a você.
No entanto, querido blogueiro – gerencie suas expectativas. É muito difícil ganhar a vida apenas exibindo anúncios.
Se o seu blog tiver apenas um tráfego pequeno ou moderado, você não ganhará muito com os anúncios e nem se qualificará para ingressar nas redes de anúncios de maior valor. Você pode usar a calculadora do Google AdSense para obter uma estimativa de seus ganhos.
No entanto, se o seu blog recebe milhões de visualizações de página por ano – então por que não! Os anúncios gráficos podem ser uma ótima receita complementar.
* Não podemos garantir ou confirmar que você receberá o valor listado. As estimativas são baseadas na categoria de conteúdo e na região que você selecionar. A receita real depende de uma variedade de fatores, incluindo demanda do anunciante, dispositivo e localização do usuário, indústria de conteúdo, temporada, tamanho do anúncio e taxas de câmbio. – texto Google Adsense
Marketing de afiliado
Outra forma muito comum de os blogueiros ganharem dinheiro é através do marketing de afiliados.
É quando você recomenda os serviços ou produtos de outra empresa através de seus conteúdos. Se um cliente fizer uma compra ao ler seu blog – usando seu link de afiliado – você recebe uma % de comissão sobre a venda.
Afiliados geralmente são uma forma muito mais lucrativa de ganhar dinheiro do que os anúncios gráficos. Sendo assim, segue uma breve instrução de como começar:
Procure empresas que tenham haver com o seu nicho e se inscreva no programa de afiliado deles. Alguns tem plataformas próprias e outras trabalham com plataformas como CJ.com, Impact.com,Programa de Associados da Amazon. Basta entrar e procurar pelas campanhas relacionadas ao seu nicho.
Como aumentar seu tráfego e viver de blog
O quanto você ganha com parcerias de marca e marketing de afiliados depende muito de quão bem você gera tráfego de qualidade para o seu blog .
Sendo assim, segue quatro dicas de ouro para sua jornada:
1. Construa sua presença social
Divirta-se em lugares onde seus leitores estão. Participe! Deixe comentários em blogs, mídias sociais e fóruns. Responda a perguntas e torne-se útil. Criar tráfego tem a ver com se tornar visível.
2. Escreva bom conteúdo regularmente
Está provado que atualizar seu blog regularmente pode ajudar a aumentar o tráfego. Com que frequência? Bem, segundo a HubSpot, blogs pequenos deveriam ter como objetivo publicar 3-4 postagens novas / atualizadas por semana, e blogs maiores deveriam ter como objetivo 4-5 postagens.
3. Escreva posts de convidados
Escrever postagens para outros blogs é uma ótima maneira de se apresentar a um público mais amplo. O truque é encontrar blogs que você acha que estão sendo lidos por pessoas que também gostariam de ter seu blog.
4. Aprenda a usar SEO
Se o conteúdo do seu blog pode resolver os problemas das pessoas, você fará com que elas voltem sempre. As ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) podem mostrar quais palavras-chave as pessoas estão procurando, para que você possa escrever conteúdo para atender às suas necessidades.
Você deve aprender tudo o que puder sobre SEO e aplicá-lo ao seu blog. Aqui estão alguns recursos que sempre passo para novos escritores de blog:
- Aprenda a verificar o volume de pesquisa de palavras-chave .
- Use AnswerThePublic para ver quais perguntas as pessoas estão fazendo.
Continue escrevendo posts de alta qualidade com pesquisa de palavras-chave e você verá seu tráfego crescer.
Outras formas que seu blog pode gerar receita
Conteúdo patrocinado e marketing de afiliados não são os únicos métodos para monetizar seu blog. Aqui estão alguns outros métodos testados e aprovados:
1. Venda seus próprios produtos
Seu blog também pode ser sua editora e plataforma de lançamento de produtos.
Se você puder provar que tem algo valioso a dizer, as pessoas podem estar dispostas a gastar dinheiro em seus próprios produtos. Eles podem ser físicos ou digitais.
Os mais comuns incluem:
- Relatórios
- Cursos
- Webinars
- eBooks / livros
- Software / Ferramentas
- Mercadoria (camisetas, joias, etc)
Os produtos geralmente requerem mais recursos e tempo. No entanto, eles podem ser extremamente lucrativos.
2. Clubes por assinatura
Alguns blogueiros ganham dinheiro criando um fluxo de renda recorrente. Uma espécie de programa de adesão para leitores.
Os leitores que pagam uma quantia recorrente regular (geralmente mensal) geralmente podem obter alguma forma de acesso especial – por exemplo:
- Tempo de coaching com você
- Acesso a ferramentas especiais
- Conteúdo premium (por exemplo, seus melhores artigos detalhados)
- Uma área da comunidade (como um grupo com curadoria especial)
Obviamente, você precisará fazer com que esse ‘nível’ mais alto valha o dinheiro de assinantes pagantes. Você precisará planejar seus recursos de acordo.
3. Palestras e eventos
Muitas pessoas começam um blog porque querem se ‘marcar’ como um especialista em seu campo.
Se for você, e se você for bem-sucedido, as pessoas podem começar a convidá-lo para compartilhar sua experiência em eventos.
Alguns blogueiros são convidados para falar em conferências online ou encontros físicos. Esses tipos de eventos geralmente pagam muito bem.
4. Geração de leads
Um blog também pode ser uma plataforma fantástica para obter e gerenciar leads.
Um blog de negócios pode ser um ótimo lugar para promover seu produto / serviço aos clientes. Então, se você é um freelancer, seu blog também é onde você pode ser descoberto pelos clientes.
Você pode oferecer serviços para qualquer coisa, desde redação, design gráfico, marketing de mídia social ou podem ser sessões de consultoria individuais, por exemplo.
Essa venda de serviços freelance costuma ser a principal fonte de renda para os blogueiros. Mas lembre-se de que também é o trabalho mais difícil!
Blogando para outros blogs
Por fim te conto que é possível viver de blog, mesmo que o blog não seja seu.
1. Você pode ganhar como blogueiro convidado
A maioria dos blogueiros escreve posts de visitantes em troca de um backlink. Mas também é possível ganhar através de guest blogging. A parte difícil é encontrar blogs que estejam dispostos a pagar. Difícil – mas não impossível.
Dedique algum tempo para pesquisar blogs que pagam por tópicos de conteúdo que você deseja abordar. Contudo, quando você chegar até eles com sua proposta, certifique-se de que ambos foram claros sobre as condições de pagamento.
2. Ou então ganhar como blogueiro fantasma
Blogging fantasma?
Sim. É como escrever postagens de blog para outros ‘blogueiros’ mas sem ser atribuído como redator. É semelhante ao trabalho regular de redação freelance em que você simplesmente envia a postagem como escrita em troca de pagamento.
Embora seja um assunto polêmico, o ghost blogging é outro meio de ganhar a vida blogando. Na verdade, geralmente é mais fácil encontrar trabalhos pagos em blogs fantasmas do que em blogs de guest post.
Basta ter em mente:
- Você precisará lidar com o feedback do cliente.
- Você precisa ficar bem em não obter reconhecimento.
- Se você estiver construindo um portfólio de redação , suas postagens escritas de convidados podem ter menos peso.
- Muitas vezes as pessoas terceirizam o conteúdo chato / tedioso, então você pode precisar escrever sobre coisas que não lhe interessam. Isso significa que você precisará de ótimas habilidades de pesquisa.
Se você quiser ganhar a vida com um blog fantasma, pode trabalhar diretamente com o blog do cliente ou por meio de uma agência.
Comece Agora: não é tarde demais para viver de blog!
O fundamental é continuar aprendendo e ser paciente! Geralmente, leva algum tempo para que os blogueiros comecem a ganhar com um novo blog.
Mas com o nicho, a estratégia e a perseverança certos, você também poderá transformar seu blog em uma forma de vida lucrativa. E as recompensas podem ser incríveis!