Como começar um blog no WordPress em 2021 (guia do iniciante)

como começar um blog

Próximo mês completo três anos de blog, nesse tempoaprendi muita coisa sobre blogs e marketing digital. Sonhei, trabalhei – muito – e agora sinto que é hora de compartilhar essa trajetória com quem quer seguir nessa jornada também.

A ideia é trazer um passo a passo bem detalhado de como começar um blog no WordPress, com orçamento limitado. Além disso este guia é para iniciantes que estão lutando com coisas relacionadas à tecnologia. Seguindo as instruções e dicas abaixo corretamente, você certamente pode começar o seu blog hoje!

Então, pronta para começar?

Legal, mas antes de colocar a mão na massa quero responder algumas perguntas básicas que acredito que todo blogueiro novato faz quando começa o seu primeiro blog:

O que é um blog?

Um blog é um tipo de site da Web atualizado com frequência que contém postagens (artigos) sobre um assunto específico e normalmente é administrado por um indivíduo ou um pequeno grupo. Os blogs são simples de usar. Com poucos cliques, você pode compartilhar seus pensamentos, opiniões, ideias, guias, tutoriais ou qualquer outra coisa que desejar.

Por que você deve começar um blog?

Estar online pode ajudá-lo a expandir sua carreira e agregar valor significativo às suas ideias e opiniões. Você poderá concentrar um público maior em seu próprio negócio sem desperdiçar mais dinheiro em publicidade.

Mais do que isso, ajuda você a gastar seu tempo em algo que vale a pena, mesmo se você estiver pensando em começar a blogar como um hobby. Em outras palavras, fazer algo que você ama é sempre melhor do que não fazer nada.

Não tenho experiência técnica, posso começar a blogar?

Sim, essa fui eu há 3 anos e continuo sendo em muitas questões técnicas. O que eu quero dizer é que você não precisa saber como codificar para iniciar um blog.

Todos os recursos e ferramentas de blog disponíveis nesse guia são adequados para iniciantes e fáceis de usar. Contudo, tenha em mente que tudo depende de você! Porque o blog dos seus sonhos vai depender de como você trabalha e de quanto dedica seu tempo para que ele seja bem-sucedido.

Com que frequência devo blogar?

A frequência com que você deve blogar dependerá de seus recursos, nicho e público. Na maioria dos casos, quanto maior a frequência de seu blog, mais tráfego orgânico ele recebe.

Posso ganhar dinheiro com meu blog?

Quando você começa a blogar no seu próprio estilo, pode começar a ganhar uma renda considerável. A chave é o conteúdo exclusivo do blog. Se o seu blog pode dar às pessoas o que elas procuram, então, ele lhe trará mais oportunidades.

Não se trata apenas de exibir anúncios em seu blog. Você pode fazer marketing de afiliados, escrever posts com suporte, vender ebooks, vender produtos físicos e os anunciantes o encontrarão para promover seus produtos através do seu blog! Eu falei bastante sobre isso nesse outro post aqui.

Quanto custa para começar um blog?

Existem no mercado sites e plataformas de blog gratuitos, mas particularmente não recomendo pois a palavra ‘grátis’ pode parecer tentadora, mas há um grande problema: essas plataformas vêm com muitas limitações criativas e técnicas.

A melhor solução é hospedar você mesmo o seu blog (ter um blog auto-hospedado). Dessa forma, você terá controle total sobre o seu blog.

O valor de um blog pode variar, mas acredito que um valor mínimo gira em torno de R$250,00 ano. Sendo o maior gasto, por volta de R$60,00 no primeiro mês, devido a compra do domínio.

Te parece ok?! Podemos começa?

6 etapas para iniciar um blog:

1 – Decida o nicho do seu blog

Definir o nicho do seu blog é um ponto empolgante e determinante do processo. O nicho escolhido ajudará a abrir um caminho para seus tópicos de blog no futuro.

Quando você está decidindo sobre o seu nicho, há 2 perguntas importantes a se fazer:

  1. É um nicho pelo qual sou apaixonado?
  2. Quão apaixonadas outras pessoas (ou seus leitores) são sobre o nicho?

A primeira pergunta eu não tenho como te ajudar, mas para a segunda eu deixo como dica validar a ideia por meio de pesquisas. Verifique se as pessoas estão procurando por esses tópicos. Vale a pena também dar uma olhada nos blogs concorrentes que já existem nesse nicho.

05 exemplos de nichos para começar um blog:

Realmente acredito que seja possível ganhar dinheiro na internet falando sobre qualquer assunto. Contudo, existem alguns nichos que tem maior audiência e são mais facilmente rentáveis que outros. Por exemplo:

  1. Moda e Beleza
  2. Saúde e Emagrecimento
  3. Finanças Pessoais
  4. Desenvolvimento Pessoal
  5. Gastronomia

Importante: se você dirige uma empresa, seu blog deve estar relacionado ao produto ou serviço que você oferece. Assim, você pode promovê-los por meio do seu blog.

Etapa 2: Faça um brainstorm de ideias para o nome do blog

Agora que você já sabe o nicho do seu blog, é hora de escolher um nome para ele. Dedique bastante tempo e reflexão a essa etapa, afinal é muito importante escolhe o nome certo para o seu blog.

De forma sucinta: escolha um nome curto, marcante e fácil de memorizar para o seu blog. E, é claro, que esteja disponível!

Para te ajudar com essa tarefa existem algumas ferramentas online que podem te dar ideias de nomes e sugestões baseadas nas palavras que você indicar. Um dos melhores geradores de nomes de domínio, e um dos mais antigos também, é o Name Boy. Além dele também tem o Bust a name ou então o Domains Bot, funcionam igual, mas achei legal te dar mais de uma opção para testar.

3: Escolha uma plataforma de blog

Provavelmente você já ouviu falar de alguns nomes deplataforma de gerenciamento de blog, contudo como eu sempre usei a WordPress, e é a que eu te recomendo.

E não se preocupe com a minha sugestão, a WordPress é a plataforma de blog mais poderosa que existe. Além de ser gratuita, sua principal característica é permitir aos usuários a instalação de ferramentas (pluggins) para melhor controle das funcionalidades do blog.

Etapa 4: Selecione uma boa hospedagem na web

Entenda:

  • A plataforma de blog (WordPress) gerenciará todas as palavras, postagens de blog, imagens, vídeos e tudo em seu blog.
  • O hospedagem na Web irá ligar e tornar seu blog vivo e acessível na Internet, fornecendo um espaço para o blog.

Eu uso e recomendo a Nuvem de Hospedagem, eles são super atenciosos e, como já comentei lá no começo do texto, sigo leiga em algumas questões técnicas e sempre que preciso de um suporte eles são ágeis em me ajudar.

Você pode comprar o domínio com eles também e uma dica importante, além de escolher um nome de domínio que seja simples e fácil de lembrar, opte por “.com” ou “.com.br”, porque é o que a maioria das pessoas está acostumada.

  • O domínio é o nome do seu blog, através desse nome que todas as pessoas podem encontrar o seu blog na internet.

Além disso ao contratar a hospedagem com a Nuvem de Hospedagem você tem a opção de solicitar a instalação do WordPress, dessa forma eles deixam tudo pronto para você apenas personalizar seu blog e começar a blogar!

como começar um blog

Recapitulando:

  • Defina o nicho para o seu blog
  • Escolha o nome do seu blog
  • Compre o domínio do nome escolhido, contrate uma hospedagem e instale o WordPress.

5 – Personalize seu blog

5.1 – Escolhendo o tema

Com o blog devidamente instalado é hora de se divertir personalizando seu blog. Você poderia fazer cada detalhe manualmente, mas, felizmente, o WordPress tem milhares de temas gratuitos que são totalmente customizáveis ​​e também parecem altamente profissionais!

Então vamos lá, deixa eu te guiar nessa jornada:

  • Faça login no seu painel do WordPress. Acesse “www.seusite.com/wp-admin” . Digite seu nome de usuário e senha do WordPress e faça login.
  • No lado esquerdo ( cinza escuro) está o menu, procure por “Aparência”, outro menu irá abrir, clique em “Temas”.
  • Na parte superior da tela, clique em “Adicionar Novo”. Vão aparecer todos os temas disponíveis no WordPress, use os filtros. Quando encontrar o que mais gosta, clique em “Instalar”, depois em “Ativar e publicar”.

Caso queira algo diferente, existe a possibilidade de comprar um tema e instalar no WordPress. Veja algumas opções já relacionados com nichos específicos:


Importante:

A maioria dos layouts já são responsivos, o que significa que o tema é otimizado para adaptar-se com vários dispositivos( celular, tablet e computadores). Mas, por via duas dúvidas, sempre confirme essa informação antes de instalar/comprar o tema.

Os temas são fantásticos, mas podem ser complicados. A velocidade de carregamento do site é crucial para que seu blog seja classificado no Google, e escolher temas não otimizados ou sem resposta afetará negativamente a velocidade de carregamento. 

5.1 –Personalizando o seu tema de acordo com o seu gosto

Embora os temas já venham com seu próprio design, você provavelmente vai querer ajustá-los ainda mais a seu gosto. No mesmo menu ( cinza escuro) “Aparência”, embaixo de “Temas”, tem a opção “Personalizar”. Clique nela.

Temas diferentes exibirão opções diferentes no menu de personalização. No entanto, as opções mais comuns que aparecem incluem:

  • Identidade do site: onde você define o título, slogan do blog e também pode adicionar um logotipo e um ícone do site.
  • Cores: para definição das cores básicas usadas no design do seu blog.
  • Cabeçalho: onde você pode adicionar uma imagem para o cabeçalho do seu blog.
  • Plano de fundo: escolha um gráfico, imagem ou cor sólida para o plano de fundo do seu blog.
  • Fonte: pode alterar a letra e tamanho do texto.
  • Rodapé: o que aparece no canto inferior do seu blog, entre outros…

Perceba que cada alteração feita é possível ser analisada na hora, no simulador à esquerda. Porém, se você não clicar em “Publicar” ela não será aplicada ao seu blog.

Divirta-se testando tudo que você pode personalizar no seu blog!

5.3 – Criação de títulos e slogans personalizados

Se você deseja que as pessoas descubram o seu blog e leiam o seu conteúdo, atenção à esta parte do guia!

O título do seu site diz às pessoas sobre o que é o seu blog, e os slogans ajudam a apoiar o que os títulos dizem. Eles também ajudam os mecanismos de pesquisa a classificar e enviar seu blog para os pesquisadores relevantes.

  • Para personalizar seus títulos e slogans, procure no menu (cinza escuro) “Configurações” e depois clique e “Geral”.
  • Altere o título e a descrição do site para o que desejar. Depois clique em “Salvar alterações”.

Ainda nessa página você pode alterar:

  • Endereço do site: certifique-se de começar com HTTPS: // em vez de HTTP: //. Caso não esteja basta abrir um ticket na Nuvem de Hospedagem fazendo um pedido para a instalação do SSL gratuito.
  • E-mail do administrador: você pode alterar o e-mail do administrador inserindo um novo.
  • Fuso horário, data: Você pode alterar os fusos horários que desejar. Isso será muito importante se você for agendar postagens no blog.

No menu “Configuração”, depois “Links”, certifique-se de que “Nome da postagem” esteja selecionado. Essa estrutura colabora para o crescimento do seu blog.

Vá em “Configuração”, “Leitura” e clique em “Uma página estática”. Na sequencia selecione a página que deseja como sua página inicial e, em seguida, “Salvar alterações”. Essa mudança é importante pois, se isso não for feito, o WordPress usará suas últimas postagens de blog como sua página inicial.

6 – Outras configurações para começar seu blog agora

Tantas palavras e botões pode parecer confuso, e de fato é no começo. Contudo, depois que nos familiarizamos com o que é o que e onde encontrar as funções, tudo fica mais simples. Por isso eu vou deixar um rápido resumo do menu do WordPress para te ajudar:

  • Posts: onde você faz o gerenciamento dos posts. Escreve novos conteúdos, cria categorias para seus posts e pode verificar as tags usadas.
  • Páginas: para criar páginas estáticas – comece criando uma página de contato, “sobre mim” e a politica de privacidade do blog.
  • Comentários: onde você faz a moderação dos comentários recebidos.
  • Plugins: para instalar e deletar os recursos/ferramentas extras para o blog.

Eu sei que tem muito mais que isso no menu, mas esses são os botões que você mais vai usar e o que deve de atentar agora no começo!

6.1 – Instalando Plugins

Uma das principais vantagens do WordPress é a simples instalação de plugins que nos permitem, sem conhecimento técnico, fazer alterações no nosso blog. Pensa numa função que você gostaria de ter no seu blog? com certeza tem um plugin que faz isso!

Mas cuidado pois muitos plugins podem prejudicar a velocidade do seu blog, então instale apenas o que realmente pretende usar.

Para gerenciar seus plugins basta clicar, no menu ( cinza escuro) em “Plugins” e depois em “Adicionar novo”. Procure pelo plugin que deseja, selecione “Instalar agora”e depois “Ativar”.

07 Plugins que recomendo para começar seu blog:

  • Yoast SEO – Ajuda a tornar o seu blog mais amigável com o SEO.
  • WP Super Cache – Ajuda a diminuir o tempo de cache para WordPress, o que acelera o tempo de carregamento do blog.
  • Imagify – Reduz o tamanho do arquivo de imagem sem perder a qualidade, também é importante para melhor tempo de carregamento do blog.
  • Insert Headers and Footers – Possibilita instalar aplicativos de terceiros, como o Google Analytics por exemplo, sem a necessidade de alterações no código do blog.
  • Broken Link Checker – Verifica links quebrados em todos os conteúdos do blog.
  • Wordfence Security – aumentar a segurança do blog.
  • BackWPup – backup automático do WordPress.

E pronto! Você está pronto para começar a blogar!

Faça seu primeiro post, seu segundo, terceiro e não pare mais!

Te desejo muito sucesso e se precisar de mais dicas, conte comigo!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *