O que fazer em Toulouse – Guia de viagem!

Toulouse entrou na nossa rota de viagem por acaso, mas não foi por acaso que adoramos a cidade. A lista do que fazer em Toulouse é extensa, mesmo depois de 8 dias na cidade vamos embora com a sensação de que poderíamos ficar mais.

Além das ruas bonitas, igrejas, parques, museus e do rio com sua deliciosa esplanada, a cidade tem muitas bares, cafés e restaurantes. Toulouse é uma cidade universitária e tem uma atmosfera maravilhosa e embora seja a quarta maior cidade da França, passear por Toulouse é muito fácil e gostoso!

Curiosidades sobre Toulouse:

1 – Paris é a cidade Luz e Toulouse é a cidade Rosa! A cidade é conhecida como La Ville Rose pois a maioria dos edifícios tem uma fachada de tijolos de terracota rosada.

2 – Muitas ruas de Toulouse existem duas placas com nome de rua, uma é em francês e a outra é em occitano, a língua regional do sul da França. 

3 – Na praça principal da cidade (Place du Capitole) você encontrará no chão, feito de metal dourado o símbolo da região da Occitânia. Observe que nas pontas estão círculos com os símbolos do zodíaco, diz a lenda que você pode pisar no seu signo e fazer um pedido.

4 – Paris, Marselha e Lyon tem grandes times de futebol, mas em Toulouse, a paixão é outra : Rugby! E preciso dizer que o time de Rugby de Toulouse é o melhor do país!

5 – Embora o coração de Carlos Gardel seja argentino, muitos estudiosos dizem que ele nasceu em Toulouse. Inclusive na frente do parque Compans-Caffarelli tem um linda estátua do mais famoso dos cantores de tango da história!

6 – Toulouse é hoje a capital aeronáutica da Europa, com o maior centro espacial do continente e onde os Airbus têm sua sede.

7 – Um dos símbolos de Toulouse é a flor violeta. Esta pequena e delicada flor já trouxe muita riqueza para a cidade e hoje em dia é possível encontrar diversos produtos feitos com ela, como por exemplo: perfume, sabonete, licores, balas, xarope e até cerveja.

8 – Mais uma informação do que uma curiosidade: Grande parte do comércio fecha aos domingos!

| DICA: Conheça mais sobre a história de Toulouse em um Free Walking Tour!

O que fazer em Toulouse – Guia de viagem!

Depois de passarmos dois meses na Itália seguimos viagem para a Espanha, para isso precisávamos atravessar a França e por isso optamos em conhecer Toulouse, que está localizada entre osPirineus e o Mediterrâneo, na região sudoeste do país. Como estamos viajando bastante – já completamos 3 meses na estrada – estamos com uma programação bastante tranquila. Tudo que passeamos por aqui é possível fazer em dois dias, mas eu acho que 03 dias na cidade é o ideal.

Se puder ficar mais dias em Toulouse é ainda melhor, pois existem outros passeios nos arredores que valem a pena. Por exemplo você pode desfrutar de uma caminhada nas montanhas, um dia na praia, fazer uma viagem à antiga cidade de Carcassonne ( fomos e adoramos! em breve post sobre o passeio) ou fazer uma degustação de vinhos em Bordeaux.

Dito isto, vamos às dicas sobre oque fazer em Toulouse. Vou lista tudo que acho que vale a pena ver na cidade e você poderá criar o seu roteiro e decidir quantos dias ficar por aqui.

| DICA: Compre o cartão da cidade e economize.

Conheça a Place du Capitole

Place du Capitole é o coração de Toulouse. Uma praça ampla e sempre agitada pela feirinha que ali acontece quase que diariamente e pelos muitos cafés, restaurantes e lojas que a cercam. O lindo edifícioneoclássico que se estende por todo um lado da praça é, desde o século XII,a prefeitura da cidade.

Se o Capitole chama à atenção por fora espere até ver ele por dentro. Sim, você pode visitar a prefeitura da cidade e é de graça! A sala dos ilustres é o cômodo mais famoso do edifício e é simplesmente linda! Ali são realizados o casamentos e outras cerimônias políticas da cidade.

Caminhe ao longo do Rio Garonne

Uma das atividades que mais gostei na cidade foi caminhar ao longo do rio Garonne. A orla do rio é muito gostosa, um caminho arborizado, perfeito para sentar nas escadarias ou na beira do rio e relaxar. Leve um lanchinho e ficará ainda melhor. Destaco:

  • Quai Lucien Lombard, meu ponto favorito do rio e o lugar ideal para capturar a Dôme de la Grave, o monumento mais fotografado de Toulouse. 
  • Pont Neuf, apesar do nome, é uma das pontes mais antigas de Toulouse.
  • Se estiver na cidade durante o verão, atravesse a ponte e aproveite o barzinho do outro lado do rio ou então a roda gigante, eu não fui, mas imagino que tenha uma vista linda da cidade lá do alto.

Visite a Basílica de Saint-Sernin

A Basílica de Saint-Sernin é uma das maiores igrejasromânica da Europa e é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construída no século XI ( concluída em 1100) em homenagem a Santo Saturnino. A entrada é gratuita.

Há também um grande número de relíquias na cripta, mais do que em qualquer outra igreja na França, e muitas foram doadas por Carlos Magno à abadia que ficava neste local nos anos 800.

De uma espiadinha no Marché Victor Hugo

O mercado Victor Hugo traz um mix de stands de comidas com espaço para refeições e degustações. Pequeno mas com muita variedade de especialidades gastronômicas da região como vinhos, queijos, embutidos e doces. No segundo andar encontram-se alguns restaurantes e se não gostar de nada dentro do mercado, na rua ao lado tem vários restaurantes também. Aberto diariamente até as 14h, exceto segunda-feira que está fechado.

| DICA: Existem banheiros públicos gratuitos e fontes de água pela cidade espalhados pela cidade.

Admire o Couvent Des Jacobins

Um dos monumentos mais famosos da cidade, o Convento dos Jacobinos é uma joia da arte medieval.

A igreja tem uma beleza simples mas imponente, diferente da maioria das igrejas européias ela não tem muitas imagens ou riquezas. O mais bonito sem dúvida é seu arquitetura, que traz enormes colunas central que terminam em ramificações em forma de palmeira.

A entrada é gratuita para a igreja, mas caso queira visitar o convento precisa pagar€5,00. Optamos em não visitar, então não sei te dizer se vale a pena ou não.

Visite a Catedral de Saint-Etienne

Ofuscada pelaBasílica de Saint-Sernin e pelo convento dos Jacobinos, a Catedral da cidade muitas vezes fica de fora da lista do que fazer em Toulouse.

Localizada no bairro de Carmes, um bairro histórico da cidade, a Catedral de Santo Estevão é uma mistura de diferentes estilos. Isso porque sua construção levou 500 anos para ser finalizada e os planos foram reconfigurados varias vezes.

Os vitrais são os mais antigos da cidade, sendo que os mais antigos encontram-se na capela de São Vicente-de-Paulo, datada de 1200. Tivemos a sorte de entrar na Catedral no momento em que os enormes órgãos, que parecem estar suspensos no ar, estavam tocando. Nossa visita pela catedral ficou especial!A entrada é gratuita.

Relaxe em um Jardim Japones

No parque Compans Cafarelli, um pouco ao norte do centro, encontra-se um parque classificado como “jardim notável” francês. É um jardim japonês, o que é bastante incomum dada a latitude sul de Toulouse, e é inspirado nos jardins de Kyoto dos séculos XIV e XVI. Um oásis lindo e tranquilo!

Se você quiser conhecer outros parques da cidade, procure pelo Jardim du Grand Rond. É um lindo parque com algumas obras de artes espalhadas e muitos espaços no gramado para relaxar. Ele está localizado em uma grande rotatória e é conectado, por meio de duas passarelas, a outros dois jardins:

  • Jardin Royal – o primeiro jardim público de Toulouse, criado por Louis de Mondran, em 1754 e onde tem uma homenagem a Antoine de Saint-Exupéry e o seu Pequeno Príncipe.
  • Jardin des Plantes – criado em 1794 pelo naturalista Philippe Picot de Lapeyrouse com o propósito de oferecer um jardim de plantas medicinais aos estudantes de medicina.

Pedale ao longo do Canal du Midi

O Canal Royal du Languedoc, ou Canal du Midi como é mais conhecido, é uma rota de 240 km com 63 eclusas que exigiu 12.000 trabalhadores e15 anos para ser concluído! 

Se você gosta de caminhar ou pedalar, está aqui uma excelente opção de trajeto. Este Patrimônio Mundial da UNESCO tem um canal arborizado que liga Toulouse ao Mar Mediterrâneo e é ladeado por calçadões.

| DICA: Por toda a cidade existem pontos de bicicleta da Velô Toulouse. Foi nosso meio de transporte enquanto estivemos na cidade e super recomendo. Tem planos diários, semanais e mensais.

Visite a Cidade do Espaço

Nenhuma lista de “o que fazer em Toulouse” estaria completa sem mencionar La Cité de l’Espace

Os geeks das viagens espaciais podem hiperventilar ao colocarem os pés dentro da verdadeira estação espacial Mir, que orbitou a Terra de 1986 a 2001. Há também uma réplica em tamanho real do foguete europeu Ariane 5, que completou mais de 70 missões bem-sucedidas desde 2003.

Há experiências programadas ao longo do dia, incluindo uma caminhada na lua, uma cadeira giratória e experiências de corredor lunar. 

Infelizmente não fomos, mas taí uma excelente razão para voltar a Toulouse!

 Museus em Toulouse

Confesso que não fomos em nenhum, o tempo estava gostoso demais e preferimos curtir os parques e praças da cidade. Contudo não poderia deixar de citar alguns museus que vi boas recomendações:

  • Muséum de Toulouse – Não é um museu sobre Toulouse, mas sim a maior instituição de história natural e etnológica da França fora de Paris.
  • Museo Saint-Raymond – museu arqueológico de Toulouse.
  • Musée Georges Labit – este museu mostra as coleções pessoais de um grande colecionado do século 19, são dezenas de artefatos do antigo Egito e da Ásia Oriental.
  • Musée des Augustins – exposições de arte e escultura do período medieval até o início do século 20.

Onde se hospedar em Toulouse

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

* Quando você faz uma reserva usando um link do blog, você apoia o meu trabalho sem pagar nada a mais por isso.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *