Sabe aqueles lugares especiais, que quando a agente conhece o queixo dá uma caída e os olhos brilham de amor?! Foi assim comigo quando conheci o Bloesempark, o parque das cerejeiras aqui na Holanda.
Sempre gostei da primavera, mas desde que mudei para Amsterdam virei fã da estação. Talvez por que o sol fique mais presente ou porque as temperaturas aumentam, ou então porque os dias ficam mais longos. Eu não sei, mas uma coisa eu tenho certeza, essa estação é a mais linda!
Leia sobre as outras atrações que acontecem na primavera:
- Keukenhof com suas centenas de tulipas,
- Inicia a temporada dos mercados de queijos,
- O jardim japonês em Haia abre suas portas para visitação,
- Passeios pelos campos de tulipas,
- Comemoramos o dia do Rei.
Precisa de ajuda para organizar sua viagem? Conte comigo para te ajudar!
Bloesempark (Parque das Cerejeiras)
Localizado em Amstelveen, cidade vizinha da capital holandesa. O parque, criado em 2000, foi um presente da Japan Women’s Club (JWC), para celebrar os 400 anos de relação dos países Holanda e Japão. Foram doadas 400 cerejeiras e cada árvore tem um nome feminino: sendo 200 delas com nomes holandeses e 200 japoneses.
A escolha da localização do parque não foi atoa, em Amstelveen está a segunda maior colônia japonesa da Europa, sendo a primeira na Alemanha, em Düsseldorf.
Você sabia?
Sakura, a flor de cerejeira, têm um significado bem especial na cultura japonesa. Com toda sua delicadeza e beleza, ela representa um novo começo. Marca o início da primavera e também o início do ano comercial japonês. É comum encontrar as famílias fazendo piqueniques debaixo das árvores, o que é sinônimo de prosperidade.
Ao mesmo tempo também se refere à transitoriedade da vida, o espetáculo da natureza acontece apenas por duas ou três semanas ao ano. Variando conforme temperatura e vento.
Quando elas florescem?
Tudo depende do clima, então fica impossível de prever com exatidão. Mas, normalmente, acontece entre a última semana de Março e as duas primeiras semanas de abril.
Vale lembrar que quando as cerejeiras finalmente atingem seu auge, elas perdem suas flores entre uma e duas semanas, então fique atento as atualizações no Instagram e se estiver por aqui corra lá para aproveitar esse parque lindíssimo!
Ah! Você pode fazer pic-nic por lá, só não esqueça de limpar sua baguncinha depois 😉 Obviamente, aos finais de semana o parque fica mais cheio, então se puder escolher um dia da semana para visitar o Bloesempark, melhor para você relaxar e tirar lindas fotos.
Como chegar no Parque das Cerejeiras
O parque das cerejeiras está localizado dentro de outro parque. Um parque enorme chamado Amsterdamse Bos.
Tenha o Google Maps como seu melhor amigo nesse passeio. Coloque Bloesempark na pesquisa, assim ele te guiará para a entrada mais próxima. Digo isso, pois o Amsterdamse Bos é grande mesmo, três vezes o tamanho do famoso Central Park em NY, para você ter uma noção. Então, pode ser cansativo ficar zanzando lá dentro.
Para te dar um chorinho do que se trata o Bloesempark – parque das cerejeiras, fiz um vlog lá outro dia:
Espero que tenha gostado das informações e que consiga visitar um dos meus cantinhos favoritos daqui.