Amsterdam é a capital dos Países Baixos, e não é atoa que atrai mais de 9 milhões de turistas anualmente, tem muita coisa bacana para ver e fazer. Mas gostaria de te convidar a conhecer mais desse país encantador, veja a seguir quatro cidades para fazer bate-volta de Amsterdam.
Porém, antes de tudo, quero te contar que andar de trem por aqui é muito fácil e seguro, então sempre opte por essa opção para ir de uma cidade à outra na Holanda.
Você pode comprar o bilhete pelo site da NS (cia de trem daqui). Não precisa imprimir, basta ter a imagem no celular. Prático, rápido e ainda economiza 1 euro. Importante te explicar que o horário do bilhete é indiferente, então pode comprar para as 10h e usar as 17h, por exemplo. Mas o dia do bilhete não é opcional, se comprou para o dia 03, precisa usar no dia 03.
Com dúvida do que fazer em Amsterdam, veja aqui as principais atrações da capital 😉
Bate-volta de Amsterdam: Delft
Tempo de viagem: 1h
Sabe aquelas porcelanas lindas pintadas em azul? São feitas em Delft.
Já ouviu falar do quadro “A Menina com Brinco de Pérola”? Foi pintado em Delft.
Além disso, é uma das cidades mais antigas do país. E simplesmente encantadora! Uma das minhas cidades favoritas da Holanda. Então, como sugestão principal, passeie sem rumo por Delft.

Não deixe de conhecer quando for:
A idéia é se perder pelas charmosas ruas da cidade, mas não pode deixar de conhecer a Oude Kerk, igreja gótica do século XIII. É aqui que o pintor, Johannes Vermeer está enterrado.
Se você é fã do pintor, te conto ainda, pode estender a visita ao Centro Vermeer.
Visite também a Nieuwe Kerk, datada de 1396. Dentro dela, ficam as tumbas da família real. Na mesma praça está o belíssimo prédio da prefeitura com suas janelinhas vermelhas.
Ao lado da igreja você encontra o coração da cidade, e é lógico que ele não poderia ter outra cor.

E para fechar o passeio com chave de ouro, nada melhor que bebericar algo. Gosto muito do café e restaurante `t Postkantoor, mas é apenas uma sugestão. Outro charmoso, que tem a varanda em cima do canal, é o Stads-Koffyhuis.

Mais opções para Delft:
Para fazer bate-volta de Amsterdam: Haarlem
Tempo de viagem: 15minutos
Se você quer conhecer além de Amsterdam na sua viagem aos Países Baixos, Haarlem é uma excelente opção. Vizinha da capital holandesa, é ideal para passar o dia. E, assim como as demais cidades da lista, você pode conhecer as principais atrações caminhando.
Com os seus edifícios antigos, ruas de paralelepípedos e canais sinuosos, a cidade medieval de Haarlem é um destinos super fotogênico. Além disso tem grande importância para a economia do país. Quando pensamos em flores e cervejas, é uma das mais significativas cidades.
O que fazer por lá:
Grote Markt ( grande praça). Ali, no coração histórico de Haarlem, você encontrará a Catedral Sint-Bavo, é o primeiro destaque.

Para quem gosta de uma feirinha, conto que aos sábados a praça fica lotada de barracas.
Seguindo o tema de igreja, sugiro a visita a Jopenkerk:

Opa! Mas isso não é mais uma igreja, agora é uma cervejaria! rs Sim, o edifício foi reaproveitado e abriga umas das melhores cervejarias da cidade.
Item obrigatório é caminhar pelas margens do icônico rio Sparne de Haarlem. Tudo por ali é lindo, mas segue alguns pontos de destaque:
Museu Teylers, prédio belíssimo de 1794.
Moinho de Adriaan, aberto á visitação guiada.

Ponte Catarijnebrug, uma das vistas mais bonitas da cidade.
Amsterdamse Poort, um dos antigos portões da cidade de Haarlem. considerado monumento nacional.

Outras opções de passeios em Haarlem:
Bate-volta de Amsterdam: Leiden
Tempo de viagem: 35minutos
Leiden é uma cidade charmosa, com canais e casas barcos como Amsterdam, mas com uma energia exclusiva. É uma cidade universitária, conhecida principalmente como a cidade onde Rembrandt nasceu. Mas, passear por ela vai muito além de acompanhar os primeiros passos do renomado artista.
O que fazer por lá:
Na idade Média, a cidade possuía oito portais. Contudo, apenas dois sobreviveram aos séculos: o Morspoort (na fronteira ocidental) e o Zijlpoort, que está localizado na fronteira oriental da cidade. Os dois tem seu charme e história, mas o Zijlpoort foi um portal construído para impressionar os visitantes. E posso dizer que até hoje cumpre seu papel 😉

Anote: Rapenburg. Esse é o nome do canal mais bonito da cidade. Sendo assim, não deixe de passear por ele. Nesse canal está o mais antigo jardim botânico da Holanda, o Hortus botanicus.

Além disso, é aqui a localização do edifício mais antigo de Leiden: o Academiegebouw. A Universidade de Leiden foi anexa ao edifício em 1581, mas antes disso foi um mosteiro do século XV.
Com 28 km de canais e fossos, não é de se espantar que Leiden possui inúmeras pontes lindas para se admirar. Com isso, destacarei duas para você não perder de vista: Visbrug (ponte do peixe) e Koornbrug (ponte dos grãos).
Para finalizar, te convido a visitar a Burcht van Leiden, uma fortaleza com 20 metros de altura, que servia para defender a cidade. O monumento oferece uma excelente visão de Leiden.

Outros passeios para fazer em Leiden:
Para fazer bate-volta de Amsterdam: Maastricht
Uma das cidades mais românticas da Holanda. Localizada bem ao sul do país, na fronteira com a Bélgica. Trata-se da opção mais distante da lista, mas é a menor também, então é possível conhecer em um dia de passeio.
Uma curiosidade sobre a cidade é que além do idioma nacional, o holandês, eles também falam “limburguês, idioma da região Limburg. Mas para nossa alegria, o inglês é bem aceito por lá.

O que ver por lá:
Uma das atrações mais famosas de Maastricht é o Helpoort. Trata-se de uma das portas de entrada da cidade, a mais antiga do país, de 1229. Ainda encontra-se em excelente estado, sendo assim, é possível subir nas muralhas para apreciar a cidade por outro ângulo.
A cidade tem três igrejas principais. A Basílica da Nossa Querida Senhora (Basiliek van Onze Lieve Vrouwe), é a mais bonita delas, então, se você não é fã de igrejas, entra pelo menos nessa que vale super a pena.
Na praça da basílica você encontrará vários barzinhos, então aproveite para relaxar e sentir o clima da cidade. Para os apreciadores de café, a dica é a Blanche Dael Maison, lojinha existe de 1878 e está nessa praça também.

Próxima parada: praça Vrijthof. É lá que ficam as outras duas igrejas da cidade, a Igreja de São João (Sint Janskerk) e a Basílica de São Servatius (Basiliek van Sint Servaas).
E é lá que fica outro excelente ponto para bebericar e curtir o movimento da cidade. Além de ser a região das comprinhas, tem diversas lojas para todos os gostos.

Tempo de viagem: 2h30
Ali do lado também fica uma atração muito bacana, algo típico por aqui. Uma igreja que não é mais igreja, sim, você leu certo. A Boekhandel Dominicanen é uma livraria que foi instalada no interior de uma antiga igreja. Toda a estrutura da foi conservada, vale muito uma visita.
Outro ponto alto da cidade é visitar um dos moinhos mais antigos do país ainda em funcionamento. Depois de visitar o interior do Bisschopmolen, e entender melhor sobre suas engrenagens, passe na confeitaria que fica ao lado dele para saborear as delicias produzidas com a farinha do moinho.
Há 20 minutinhos da da estação central de Maastricht você encontra a Fortaleza de São Petersburgo (Fort St Pieter). Construída em 1701 com função militar. Contudo, atualmente é um monumento nacional e uma atração turística.
Quer saber mais uma curiosidade de Maastricht? O famoso D’Artagnan, aprendiz dos três mosqueteiros, morreu por lá. No enorme parque Stadspark, perto da rua Aldenhofpark, você pode encontrar a estátua em sua homenagem

E ai, gostou?
Fico na torcida para que consiga visitar ao menos uma dessas cidades quando vier. Se precisar de alguma ajuda, não deixe de me escrever!
Quando vier para cá, use a #amsterdampravoce no Instagram para eu te acompanhar por aqui 😎
Oi Raphy. Meu nome é Ivone, tenho 67 anos e estou planejando ir à Holanda em Set-Out deste ano. Pretendo ficar 4 noites (3 dias inteiros) em Amsterdã. Você acha que consigo conhecer mais alguma cidadezinha próxima a Amsterdã?
E qto à hospedagem (sei que Amsterdã é bastante cara)… qual o bairro com melhor custo-benefício?
Agradeço se puder me dar algumas dicas.
Olá Ivone!
Vai adorar Amsterdam, tenho certeza!
Tenho dois post de hospedagens na cidade que irão te ajudar com a sua dúvida: Hoteis e Bairross.
E sobre visitar outras cidades, sem dúvida é possível. Holanda é um país pequeno. Te recomendo meu ebook, tenho muitas dicas lá também.
Caso precise de algum passeio na cidade, ou transfer do aeroporto, me envia um email que te ajudo com isso!
Beijinhos!