A missão deste blog é inspirar pessoas a viajarem mais. Sendo assim, resolvi escrever algumas dicas de como economizar na sua viagem pela Europa.
Este post é para você que sonha em viajar a Europa, mas acha que é muito caro. Espero, de coração, conseguir te ajudar a realizar esse sonho.
Primeiramente, quero lembrar que economizar não quer dizer abrir mão do conforto. Porém, é preciso pesquisa e planejamento! Quanto melhor se organizar, mais chance de economizar.
| LEIA: Roteiros de viagens
Dica 1 para economizar na Europa- Evite a alta temporada.
Se possível, fuja de julho e agosto, pois é a alta temporada por aqui. Eu gosto e sempre recomendo a primavera e o outono, além de ser bem mais em conta, o clima é mais favorável para as caminhadas.
E quando eu digo bem mais em conta estou me referindo a passagem aérea, hospedagem, passeios, restaurantes e tudo mais.
Mas calma, se você não pode nessa época, por motivo de filhos ou estudos, não desista do seu sonho de viagem! A economia não será tão grande mas ainda é possível salvar uns bons trocados. Veja todas as dicas :).
| DICA: Como Economizar nas passagens aéreas
Dica 2: Aproveite as conexões
Passagem com conexões tendem a ser mais baratas, então aproveite para passar alguns dias na cidade antes de seguir para o destino final.
Alguns exemplos de cias aéreas européias para você pesquisar: KLM, parada em Amsterdam. TAP tem opção parando em Porto ou em Lisboa. Lufthansa em Frankfurt ou Munique. E a Air France a conexão é em Paris.
| VEJA: Como conhecer mais lugares, de forma econômica utilizando Stopover!
Dica 3 para economizar na Europa – Varie na opção de transporte dentro da Europa
A Europa tem excelente linha ferroviária, trens muitas vezes são ótimas opções para conhecermos outro país ou cidade. Para viagens mais longas, veja a opção de trens noturnos e economize uma noite de hotel.
Outra maravilha por aqui são as rodovias, você pode viajar tranquilamente de carro ou ônibus nos trechos internos, observando as lindas paisagens. Eu sou super adepta ao carro, adoro a facilidade de parar quando quiser e aproveitar o que me encantar pelo caminho, mas atenção as tarifas de quilometragem e aos pedágios do caminho.
| LEIA: PID ou CNH? Qual eu preciso para dirigir no exterior?
Mais uma opção que vale super a pena são as cias aéreas low cost. Mas atenção, leia bem as regras do bilhete que está adquirindo . No preço inicial está incluso apenas uma bagagem de mão ( geralmente máximo de 8kg). Tem como comprar bagagem extra e outros ítens de comodidade, mas faça as contas se realmente compensam.
Dica 4: Faça picnics!
A Europa é cheia de parques e praças deliciosos para um bom piquenique. Então, aproveite para conhecer os mercados e feiras locais, conhecer ingredientes e costumes gastronômicos do seu destino.
Outra sugestão é aproveitar os “menus”de almoço. Seriam como como os pratos executivos no Brasil, então vale a pena para economizar e até mesmo experimentar estrelados Michelin sem pagar uma fortuna.
Frisando, almoço é sempre mais em conta que jantar.
| DICA: Eu uso um aplicativo que gosto muito para encontrar restaurantes e funciona em muitos países da Europa. Chama The Fork e ele serve tanto para reservar restaurantes quanto para achar ótimas ofertas. Use meu cupom 7E8735BB e ganhe €20 de desconto em sua próxima reserva.
Dica 5 para economizar na Europa- Opte por hospedagens alternativas
O que quero dizer aqui é: não procure apenas por hotéis. Mas veja também apartamentos, quartos na casa de locais e hostels. Existe várias hospedagens alternativas que podem ser muito interessante para você, não apenas para economizar, mas para ter diferentes vivências.
Veja com atenção toda a descrição da sua reserva e pesquise as avaliações de quem já ficou hospedado lá. Entenda a localização da sua escolha, é sempre importante ter fácil acesso aos transportes públicos.
| DICA: Esta vindo para Amsterdam? Veja dicas de onde ficar na cidade.
Booking.comDica 6: Use transporte público
Infelizmente no Brasil gostamos de evitar o transporte publico, pois muitas vezes mais nos atrapalha do que ajuda. Mas, na Europa é diferente, eles funcionam e suas linhas de acesso são bem planejadas.
Sendo assim, recomendo que você utilize o transporte público. Não apenas pela economia, mas também acho que é mais uma maneira de se conhecer a cidade que está visitando.
Use transporte público inclusive na hora de ir e vir do aeroporto. A maioria dos aeroportos europeus permite fácil acesso ao o centro da cidade por meio de trem ou metrô. Dica extra: tente sempre viajar com, no máximo, uma mala por pessoa, isso também facilita os deslocamentos.
Outra dica: muitas cidades contam com passes com viagens ilimitadas conforme período contratado ( 24h, 48h, etc.). Sempre verifique as regras de utilização e os transportes correspondentes ao passe, para evitar dor de cabeça. Verifique também, caso goste de andar de bicicletas, se na cidade não existem bicicletas compartilhadas, está cada vez mais comum por aqui e são uma excelente opção de locomoção.
| LEIA: Como usar o transporte público em Amsterdam
Dica 7 – Faça tours guiados
Você pode procurar por brasileiros que trabalhem como guia no destino que você está planejando visitar ou optar por free walking tour. Que, embora chame free, é sempre de bom tom pagar (média de€10 por pessoa) para o guia.
A diferença entre eles é grande, tanto em valor quanto em atendimento. O “free tours” são feitos em grupo e geralmente em inglês ou espanhol. Já os passeios com brasileiros tendem a ser privativos e o guia consegue atender muito mais às suas expectativas, pois existe toda uma conversa preliminar para entender o que você, viajante, quer daquele lugar.
De qualquer maneira eu super recomendo que você faça um dos dois, pois é a melhor forma de conhecer a história e ter dicas diferentes de onde você está conhecendo.
| DICA: Faça suas reservar antecipadas e economize tempo e dinheiro. Ingressos das principais atrações pelo mundo todo com a Tiqets e GetYourGuide.
Dica 8 para economizar na Europa- Estipule um limite de gasto diário
Deixe o cartão de crédito somente para imprevistos, assim, você controla o custo total da sua viagem. E também garante um pós-férias menos traumático, rs.
Para entrar na Europa é aconselhável ter, no mínimo, 80 euros por dia por pessoa, para não ter problemas na imigração.
Mas, na prática, você pode precisar de mais. Tudo depende do seu planejamento de lugares que deseja visitar e também o que quer experimentar. Por isso, vale a pena já reservar o máximo possível da sua viagem com antecedência, assim você tem uma margem de controle financeiro maior.
| VEJA TAMBÉM: Documentação de viagem para a União Européia