O que não falta nas cidades europeias são museus com muita história, arte e cultura. Ou seja, ficamos perdidos na hora de escolher quais visitar. Principalmente se estivermos com tempo limitado. Amsterdam não é uma exceção à regra, com mais de 50 museus para escolher, podemos passar semanas na cidade e ainda não ver todos eles.
Além disso, você vai encontrar tanto museus famosos internacionalmente como pequenos tesouros escondidos atrás de fachadas comuns. Sendo assim, encontrar o museu certo, que realmente se conecta com você, sempre será difícil, pois é uma questão pessoal. Então, realmente espero dar uma ajudinha com meu TOP 5 Museus de Amsterdam.

Não deixe de ler sobre o I Amsterdam City Card. Confira os inúmeros benefícios que o cartão oferece. Todos os museus listados aqui estão inclusos nele.
TOP 5 Museus de Amsterdam
Rijksmuseum
O Rijksmuseum, que se traduzido seria algo como “Museu Nacional”, exibe a arte e história de Amsterdam e Holanda. É um dos museus mais importantes de todo o país. E por isso, é o número 1 do meu Top 5 Museus de Amsterdam 😉 .
O Rijksmuseum exibe mais de 8.000 objetos de cada vez, mas o acervo completo é de mais de 1 milhão. Sendo que os mais antigos datam o ano de 1200. A maioria das pinturas expostas vem da Idade de Ouro Holandesa.
Além disso, aqui é um dos melhores lugares do mundo para ver as peças de Rembrandt.
compre aqui seu ingresso para o Rijkmuseum e evite filas!
Museu Van Gogh
Fundado em 1973, é o museu mais visitado da Holanda. Em 2017 foi estimado 2,26 milhões visitantes.
A poucos passos do Rijksmuseum, o Museu Van Gogh tem a maior coleção de peças do artista no mundo. Estimada em 200 pinturas, 400 desenhos e 700 cartas.
As pinturas estão organizadas cronologicamente, o que faz com que seja possível observar facilmente observar a evolução do artista. Com as cenas campestres do início até os tormentosos trabalhos do final de sua vida.
Além disso, o museu também conta com obras de artistas contemporâneos a Van Gogh. Incluindo Gauguin e Monet.
Coloquei em segundo lugar do Top 5 Museus de Amsterdam, mas é o primeiro do meu coração, rs. Eu adoro e super recomendo que use o audio-guia. Faz toda a diferença.
Atenção: Entrada com hora marcada. Mesmo que esteja com o cartão I Amsterdam City Card precisa reservar o horário.
compre aqui seu ingresso para o museu Van Gogh e evite filas!
Museu Stedelijk
Museu Stedelijk é onde a arte moderna e contemporânea é exibida. Localizado na praça dos museus junto com o Van Gogh e Rijksmuseum, deixando novamente aquela duvida de qual escolher para visitar.
Fundado em 1874, o museu só começou a colecionar arte em 1909, mas à medida que crescia era considerado um dos melhores lugares do mundo para encontrar objetos de arte e design. E muitos ainda acreditam nisso hoje. Os curadores coletaram itens de todo o mundo. E o Stedelijk foi um dos primeiros museus da Europa Ocidental a coletar fotografias para suas coleções.
A Pop Art também é presente por lá, com artistas como Warhol e Lichtenstein enfeitando suas paredes. A coleção permanente do Museu Stedelijk inclui obras de pintores renomados dos séculos XIX e XX, como Monet, Picasso e Chagall.
compre aqui seu ingresso para o museu Stedelijk e evite filas!
Tropenmuseum
Mais um incrível museu de Amsterdam. Sem duvida o lugar perfeito para quem ama qualquer coisa multicultural, pois o Tropenmuseum é um museu sobre pessoas.
Foi criado em 1864 e é um dos maiores museus de Amsterdam, com 8 exposições permanentes e numerosas coleções temporárias.
Localizado na moderna zona leste de Amsterdam, este museu usa artefatos do mundo todo para desafiar os visitantes a refletirem sobre o mundo à volta deles.
Bastante interessante e interativo, recomendado para todas as idades.
Em 2019 você poderá ver a exposição Cool Japan que mostra o fascínio do mundo por todas as coisas japonesas: da Hello Kitty ao samurai e do reconhecido terror japonês à moda kawaii das ruas de Tóquio.
compre aqui seu ingresso para o Tropenmuseum e evite filas!
FOAM
Versão abreviada do FOtografiemuseum (museu de fotografia) AMsterdam, já deu para saber do que se trata né?! Então se você é fã de fotografia, não perca este pequeno tesouro.
Situado em um edifício antigo e lindo, no cinturão de canais de Amsterdam. Uma área histórica, com muitos prédios típicos. O espaço funciona também como um centro de eventos. Além disso, você pode participar de workshops, palestras e tour guiados, muitas vezes gratuitos.
O museu tem quatro exposições diferentes ao mesmo tempo, não há exposições permanentes aqui. São organizadas regularmente exposições rotativas tanto de artistas mundialmente famosos quanto de artistas de vídeo e multimídia. Então, isso significa que se você já conhece o FOAM, você pode ir de novo e ter uma experiência totalmente nova.
Ah, é importante que você entre no site do museu para saber quais eventos irão acontecer quando você estiver pela cidade. Dessa forma, você evita o risco de deixar de conhecer alguma parte da exposição devido a algum evento do museu.
compre aqui seu ingresso para o FOAM e evite filas!

PS: Anne Frank não está na lista pois tem um post só dela, o museu que conta sua história é sem dúvida imperdível.
Espero que tenha gostado das minhas dicas de Museus em Amsterdam. Ajude o Amsterdam Pra Voce a crescer, compartilhe este post nas redes sociais!
Quer ajuda para elaborar seu roteiro e aproveitar ao máximo Amsterdam? Conte comigo.
Ah, e se gostou do post deixa aqui embaixo seu comentário:)
Foto capa: Ståle Grut