Planejar uma viagem é uma delícia, mas diversos fatores devem ser levados em consideração, inclusive o aluguel de carro na Europa.
Embora conhecer vários países de trem seja possível e barato, você ganha mais comodidade e conforto com um veículo. Logo, se você estiver viajando com mais pessoas e pretende conhecer cidades pequenas e/ou no interior, vale a pena considerar locar um veículo. Afinal, você terá mais tempo e conforto.
Por que investir no aluguel de carro na Europa?
Apesar de ser mais fácil e barato conhecer toda a Europa de trem ou ônibus, você tem muito mais conforto e praticidade ao alugar um carro. Isso porque você economiza o tempo que gastaria esperando o horário da partida nas estações, bem como trocas de transporte. Além disso, consegue parar naquele restaurante lindo de beira de estrada ou passar o dia em uma cidade que não estava em seu roteiro.
Essa opção é muito recomendada para quem quer conhecer mais países em poucos dias e/ou está viajando em grupo. Além de otimizar o tempo, terá menos custos, pois o aluguel e o combustível poderá ser dividido.
Por fim, as estradas da Europa são excelentes para dirigir.
O que você precisa saber antes de alugar um carro na sua viagem?
Decidiu alugar um veículo durante sua viagem por países europeus? Veja a seguir tudo o que você precisa saber antes de pagar e assinar o contrato.
Fechar o contrato no Brasil ou quando chegar na Europa?
O melhor é contratar o aluguel de carro na Europa ainda no Brasil. Primeiro porque você paga em reais e não sofre tanto com a variação cambial. Afinal, você pode comprar o euro com antecedência a um determinado valor e ele subir quando você chegar no destino.
Além disso, é muito mais prático fazer isso antes de chegar no destino. Imagina passar horas em um voo e ainda perder horas para locar um carro enquanto já poderia estar curtindo suas férias na Itália. Ao fechar o contrato com antecedência, você evita essas questões e ainda economiza, pois as locadoras de aeroportos costumam ter preços mais altos do que as localizadas em centros. E o aluguel antecipado, geralmente é mais barato do que o preço do veículo na hora.
Por fim, ainda facilita a vida de quem não fala o idioma local. Você resolve tudo pela internet, pode contar com a ajuda de um amigo poliglota ou mesmo com o Google Translator para entender sua apólice e escolher o veículo que melhor se encaixe no seu orçamento financeiro e necessidades.
Documentos necessários
Além do passaporte, que funciona como um documento de identificação internacional, na hora de locar um carro em qualquer um dos países que fazem parte do Tratado de Shengen, você precisa também:
- CNH válida e emitida há mais de 2 anos;
- Permissão internacional para Dirigir (PID);
- Cartão de crédito internacional no seu nome e com limite disponível para bloqueio caução;
- Voucher de confirmação do voo.
Embora alguns países não exijam a PID, o melhor é solicitá-la antecipadamente e não ter problemas durante sua viagem. Para isso, entre em contato com o Detran do seu estado e peça o documento, que após confeccionado chega em até sete dias úteis no endereço cadastrado. Ele é válido por três anos e deve ser usado junto com a CNH. Veja todos os detalhes aqui.
O cartão de crédito internacional é outro documento obrigatório para alugar um carro durante sua viagem no velho continente. Mesmo que você tenha contratado o serviço ainda no Brasil, as locadoras realizam um bloqueio do valor caução na hora de entregar o carro. Esse método é utilizado como garantia caso ocorra algum imprevisto com o veículo e o montante é liberado no momento da devolução do carro.
Portanto, sempre leve um cartão com um limite maior do que você pretende gastar durante a viagem.
Aluguel de carro na Europa – Idade mínima
Para dirigir na Europa você precisa ter no mínimo 25 anos e ter uma CNH emitida há mais de dois anos. No entanto, algumas locadoras permitem que jovens maiores de 21 anos consigam locar um carro pagando uma taxa, chamada de “underage”.
Ainda assim, minha sugestão é não correr esse risco e ter algum problema enquanto dirige em sua viagem, caso você seja menor de idade.
Qual seguro escolher?
O tipo de seguro é outro ponto muito importante ao planejar o aluguel de carro na Europa. Do mesmo modo que ocorre com o seguro viagem, é muito importante escolher um que tenha cobertura completa.
Na Europa existem vários tipos, mas os três tipos mais comuns são:
- CDW/LDW – cobre danos causados ao veículo, bem como incêndio, colisão ou roubo;
- LI – esse tipo de seguro cobre danos à terceiros;
- PAI/CPP/PAEC/ PTI – Esse tipo cobre danos médicos, e não é necessário caso você já tenha contratado um seguro viagem.
Leis de trânsito
Prestar atenção na sinalização, não ultrapassar o limite de velocidade de uma via, usar cinto de segurança e carregar crianças na cadeira apropriada são regras básicas na maior parte do mundo, inclusive na Europa. Além delas, é preciso se atentar para a legislação do país que você pretende visitar.
Na Alemanha, algumas estradas não têm limite máximo de velocidade, sendo sinalizadas com placas redondas brancas com bordas pretas e cinco listras diagonais. Já na Espanha, em dias de sol, todas as pessoas são obrigadas a dirigir de óculos escuros. Agora, se você vai para os alpes suíços, busque saber as regras do local, uma vez que algumas rodovias são de mão única em determinados horários.
Por fim, a maioria dos países europeus proíbe a entrada de veículos nos centros históricos. Portanto, você deve estacionar o carro e conhecer o local a pé.
Onde alugar carro na Europa?
Embora você possa contratar o serviço no site das locadoras europeias, o mais interessante é verificar sites de cotação, como o Rentcars. Além de analisar o preço de todas as empresas, você consegue verificar qual tem o melhor custo-benefício, pagar em real e ter a comodidade de alugar o carro do Brasil.
Ainda assim, será imprescindível levar o cartão de crédito internacional com limite para o bloqueio caução.
| DICA: 05 rotas incríveis para viajar de carro !
Como funcionam os postos de combustível na Europa?
Geralmente os postos de combustível na Europa tem um sistema de atendimento ”self-service”. Onde você mesmo abastece o seu carro. Algumas vezes é preciso ir até a loja de conveniência para pagar (basta dizer o número da bomba que você usou) e em outras você faz o pagamento na maquina de pagamento acoplada na bomba de combustível. É bem prático e fácil!
Um ponto bem importe de mencionar aqui é que não estará escrito gasolina na bomba e sim E95, ou senza piombo na Itália ou então sin plomo aqui na Espanha.
Como economizar no aluguel de carro na Europa
A primeira dica para economizar no aluguel de veículos para sua viagem, seja para a Europa ou para outro lugar, é contratar o serviço com antecedência. Dessa forma, terá mais tempo para pesquisar o melhor custo-benefício. Além disso, sempre opte pela quilometragem livre e pelo seguro completo, pois se algo acontecer você não terá gastos extras.
E aqui eu deixo um alerta sobre promoções com preços muito maravilhosos, fique atento as entrelinhas, pois normalmente os km são controlados e o barato vai sair muito caro!
Na hora de escolher o veículo, prefira os carros econômicos. Assim, você pagará mais barato e ainda economiza no combustível.
Na hora de criar o seu roteiro de carro pelas estradas é importante lembrar que você pode pegar o carro em uma cidade e devolver em outra, mas isso sempre encarece o custo.
Por fim, compensa mais locar um veículo por dez dias, do que por cinco. Afinal, as locadoras oferecem preços melhores para locações acima de sete dias.
| DICA EXTRA: Eu uso e adoro o siteVia Michelin, também tem aplicativo, pois além de calcular a rota mais adequada para sua viagem, também te dá uma estimativa de gastos com combustível, pedágios e tempo da viagem.