SEO para iniciantes – Aprenda como aumentar as visualizações do seu blog com Tráfego Orgânico!

seo para iniciantes - entenda o trafego orgânico

Quando começamos a blogar os termos técnicos podem parecer assustadores e difíceis de entender. Por isso hoje falaremos sobre SEO para iniciantes, pois essa é a melhor forma de aumentar as visualizações do seu blog sem gastar dinheiro.

Aprender sobre SEO é fundamental para o sucesso do seu blog, para ganhar um público maior e qualificado e, eventualmente, ganhar mais dinheiro blogando.

Entenda o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. E quando criamos um conteúdo focados no SEO, significa que estamos utilizando uma forma específica de escrever para chamar a atenção dos mecanismos de pesquisa ( aka Google). Estamos escrevendo focados em uma palavra ou frase específica.

Mas por que é essencial para sites?

Um site precisa fornecer seu conteúdo, serviço ou produto para as pessoas, pelo que elas procuram continuamente nos mecanismos de pesquisa.

Porque, os proprietários do site precisam de pessoas (tráfego) para chegar ao seu site e se engajar com seus conteúdos, serviços ou produtos.

Portanto, nós blogueiros precisamos que os mecanismos de pesquisa nos enxerguem, identifiquem nosso conteúdo como de qualidade para direcionar as pessoas para os nossos blogs.

Ainda não tem um blog? Leia meu guia gratuito sobre como começar um blog.

SEO para iniciantes

Resolvi dividir em etapas fáceis para você poder começar a seguir hoje, aumentando assim as suas chances de aparecer no topo de uma pesquisa do Google.

Acerte na palavra-chave do seu conteúdo

Pense em uma palavra-chave longtail, que significada basicamente uma frase-chave contendo 2-4 palavras. Faça uma combinação simples, direto ao ponto e fiel ao assunto da postagem. Pense na intenção do usuário ao procurar sobre o tema que você está escrevendo. Além disso, é fundamental checar a palavra-chave escolhida e para isso te recomendo três ferramentas online.

A proposta de ambas é verificar se as pessoas estão realmente pesquisando o termo que você pretende usar. Afinal você não quer escrever um post completo e abrangente sobre algo que ninguém está buscando, não é mesmo?

  • Semrush (recomendado) : Umas das principais ferramentas de SEO do mercado e minha favorita. Com ela você pode pesquisar palavras-chave, verificar backlinks, classificações de concorrentes, rastrear a classificação de palavras-chave e fazer uma auditoria SEO completa de seu blog. É uma ferramenta bastante completa e talvez um pouco confusa ( devido as muitas análises) para você que está iniciando agora. Recomendo que você foque na parte das palavras-chave e aos poucos vá entendo as outras funções da semrush e como aproveitá-las para melhorar seu blog.
  • Ubersuggest : Esta é uma ferramenta de SEO que fornece uma visão completa sobre o tráfego do site. Você simplesmente insere uma palavra-chave e ela irá apresentar os dados de volume de pesquisa e dificuldade para suas palavras-chave. Além disso, você pode verificar a tendência do volume de pesquisa para uma melhor classificação.
  • Planejador de palavras-chave do Google : esta é uma ferramenta gratuita do Google Ads para anunciantes. Você também pode usar este Planejador de palavras-chave para pesquisar palavras-chave, concorrência e ideias de palavras-chave com base em uma frase para ver o desempenho das palavras-chave em pesquisas mensais. Contudo, primeiro você precisa configurar a conta do Google Ads, depois clique em Ferramentas e configurações e ali está a opção para o Planejador de palavras-chave.

Aplique SEO na escrita

Agora que você definiu a sua frase-chave, irá incluí-la em diferentes cantos da sua postagem.

  • Um lugar que você precisa incluir sua palavra-chave é o seu título, que é importante ter entre 50-60 caracteres. Além disso, verifique se ela está na parte inicial do título.
  • Sua palavra-chave também deve aparecer no texto. Sempre no primeiro parágrafo e talvez no último. E, se possível nos títulos e parágrafos. Todavia, não exagere, pense de 3% do volume de palavras.
  • O link permanente é a parte do URL da postagem do seu blog que vem depois do nome do seu blog. Certifique-se de incluir a palavra-chave nele.
  • Não esqueça da meta-descrição. Essa é a parte que aparece na pesquisa do Google sob o título da sua postagem. Para ter certeza de ela é atraente, inclua a palavra-chave e não passe de 155 caracteres. 

SEO para iniciantes – atenção às imagens

Suas imagens também são muito importantes para o SEO. Dois pontos para se atentar:

O nome do arquivo deve ter relação com a sua palavra-chave e, depois de inserir a imagem na postagem, edite o texto alternativo. Isso irá ajudar o Google a saber o que a imagem contém. Descreva resumidamente o que está na imagem. Você pode usar suas palavras-chave em algumas das imagens em sua postagem, contudo não exagere, nunca use em todas as fotos. É contra as melhores práticas de SEO.

Inclua links internos e links externos

Esta é uma grande oportunidade de promover suas outras postagens e manter o público envolvido em seu blog. Adicione um link interno para outro artigo ou página em seu blog que complementem, ou se conectem de alguma forma, com o tema abordado. Por exemplo, posso dizer aqui: Se você achar este post sobre SEO útil, tenho algumas outras dicas de blog que você gostaria de ler. Esse é um link interno.

No caso dos links externos, basta inserir o link de um outro site. Como eu fiz quando te recomendei o Semrush.

Faça uma postagem legível

Legibilidade é outro fator muito importante quando falamos em SEO. Porque? Porque quanto mais tempo uma pessoa fica lendo sua página, melhor ela fica para o Google. Isso significa que sua postagem está bem escrita, fácil de seguir e útil de uma forma ou de outra.

Uma maneira simples de garantir que sua postagem seja legível é adicionar títulos ou subtítulos. Eles quebram um grande bloco de texto e tornam o conteúdo facilmente digerível para seus leitores.

seo para iniciantes

Check list de SEO para iniciantes

Você pode criar um check-list de SEO com essas etapas que eu mencionei para sempre garantir um post otimizado para as ferramentas de busca. Mas, caso você tenha um blog no WordPress, tenho uma dica especial para você: o plugin SEO Yoast.

Ele é gratuito e faz automaticamente a analise de SEO pra você, é excelente! Basta seguir as dicas do plugin para melhorar a sua postagem facilmente.

Além de tudo que já expliquei sobre SEO para iniciantes, preciso dizer que, no começo você não obterá tráfego grande o suficiente para fazer vendas, isso leva um certo tempo. Contudo, obterá tráfego suficiente para o Google ver como as pessoas se comportam em seu site.

Por isso, não adianta um SEO perfeito sem um conteúdo realmente bom. O Google analisa alguns comportamentos do usuário, como por exemplo:

a) O tempo que as pessoas ficam em seu blog. Elas clicam no seu site e saem em 5s ou menos? Isso é um péssimo sinal para enviar para o Google.

b) As pessoas permanecem em sua página, leem e saem sem explorar mais? Isso não é necessariamente ruim para o SEO, mas é preciso uma melhor estratégica de vinculação interna. Crie conteúdos que se complementem!

c) Sua escrita é atraente o suficiente para que as pessoas permaneçam por 1 minuto ou mais? Se não, melhore nisso para que as pessoas fiquem mais tempo no seu blog, pois isso melhora a classificação do seu blog para o Google.

Resumindo:

Faça o seu melhor para conseguir que os poucos visitantes iniciais cheguem ao seu site. Assim que o Google perceber que seu site dá às pessoas o que elas desejam, ele irá te recomendar mais. Lembre-se de que o Google precisa de um site de qualidade para prosperar como negócio.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.