Eu não canso de dizer: a Itália é um país incrível e o que não falta por aqui são lugares para nos surpreender. Faz exatos 28 dias que estamos em Verona e tenho muitas dicas e sugestões para o seu roteiro pelo norte da Itália. Passeamos bastante, conhecemos muitas cidades, aproveitamos muito e vamos embora cansados mas ainda assim com gostinho de quero mais.
Definir um roteiro roteiro pela Itália não é tarefa simples, disse isso quando escrevi sobre a nossa viagem pela Puglia ( sul da Itália) e não tem como não repetir agora. São muitas opções interessantes de passeios e um roteiro pelo norte da Itália pode mudar muito conforme o estilo de viagem de cada um.
Sendo assim, não quero trazer um roteiro definido, mas quero te dar as informações necessárias para você criar o seu, conforme o que te brilhar o coração enquanto lê minhas dicas.
Como se locomover pelo norte da Itália
Viajar de trem ou de carro são ambas excelentes opções, entenda:
Viajando de carro:
Para dirigir na Itália é necessário ter a PID, mesmo que a locadora do automóvel não solicite tal documento, um guarda rodoviário irá pedir. As estradas no país são boas e, embora os italianos tenham fama de ser imprudentes e temperamentais, não tivemos nenhum problema até agora.
Existem estradas não pedagiadas mas muitas vezes não vai compensar pelo tempo extra. Para ter uma estimativa de gasto do trajeto, eu te indico utilizar o site viaMichelin. Também vale te contar que aqui na Itália os pedágios são cobrados conforme trecho percorrido, ou seja, você retira um bilhete na entrada da rodovia e quando saí paga.
Viajar de carro tem muitas vantagens, você fica mais flexível nos horários e pode descobrir vilas menores e locais pitorescos que estejam pelo caminho entre as grades cidades, por exemplo. Mas também tem suas desvantagens, pois achar hospedagens com estacionamento incluído nem sempre é fácil e durante o passeio o carro fica parado, gerando custo extra de estacionamento na maioria das vezes.
Viajando de trem:
Os trens no norte da Itália funcionam muito bem, as vezes atrasam e nem sempre são veículos moderno, mas em questão de abrangência são ótimos!
Se a viagem for em casal, possivelmente será mais econômico viajar de trem. Você pode comprar o bilhete mesmo na estação, tem as maquinas vermelhas da Trenitalia (com menu em diferentes idiomas) e basta olhar no painel, sempre alocado no saguão da estação, de qual a plataforma ( binário em italiano) que sairá o trem. Antes de embarcar valide seu bilhete na maquininha. Outra dica importante é sempre chegar com antecedência, pois pode levar uns minutos para chegar na plataforma.
A grande vantagem de viajar de trem é que você já chega no centro da cidade, perfeito para caminhar e descobrir o novo destino. Além disso é um meio de transporte rápido e que te permite relaxar enquanto viaja. A parte chata, principalmente agora com o coronga, é que você precisa ficar de máscara facial e pode acontecer de o trem estar cheio.
Quando viajar para o norte da Itália
Embora eu esteja aqui em pleno verão, eu não recomendo essa estação. As temperaturas são altas e as cidades ficam cheias. Para mim, as melhores estações para passear por aqui, sem dúvida alguma, são primavera e outono. Mais especificamente no final da primeira e no começo da segunda.
Onde se hospedar em uma viagem pelo norte da Itália
Conforme eu comentei no início do texto, estamos hospedados em Verona. Não estamos exatamente de férias por aqui, por isso nossa escolha foi fazer base em uma única cidade e explorar a região fazendo bate-volta.
Embora tenha sido perfeito para nós, a minha sugestão é escolher mais de uma cidade para se hospedar. Dessa forma você reduz trechos de deslocamento e também conhece melhor a cidade em que optar pernoitar. Obviamente o número de cidades vai variar de acordo com o número de dias que você tem de roteiro pelo norte da Itália, mas já adianto que a proposta não é dormir cada noite em um lugar.
Para te ajudar a escolher melhor, elaborei uma lista com as cidades que eu ficaria colocando suas principais atrações, sugestão de hospedagens nelas e quais cidades você pode conhecer a partir delas.
Verona
A linda cidade de Romeu e Julieta.
Verona é uma cidade tem muito charme e cantinhos especiais para oferecer. Em um dia é possível ver o principal, mas eu super recomendo dedicar pelo menos 02 dias para conhecer a cidade.
Principais atrações:
- Arena
- Ponte Scaligero
- Igreja de San Zeno
- Casa de Julieta
- Torre dei Lamberti
Cidades próximas:
- Veneza
- Sirmione ( Lago di Garda)
- Pádua
- Bolonha
- Milão
Onde se hospedar:
Obs.: eu amei as cidades do Lago di Garda, por isso deixo como sugestão se hospedar em uma das cidades do Lago e ficar 03 dias conhecendo a região.
Milão
A capital da moda e o coração econômico da Itália.
Embora seja a segunda maior cidade do país, é possível conhecer as principais atrações de Milão em apenas um dia, pois estão todas concentradas no centro histórico. Contudo, eu sugiro 02 dias, além dos dias de passeio nas cidades do entorno.
Principais atrações:
- Duomo ( incluindo o terraço)
- Galleria Vittorio Emanuele
- Castelo Sforzesco
- Igreja San Maurizio
- A Última Ceia, de Leonardo da Vinci
Cidades próximas:
- Lago Como
- Bergamo ( também recomendo como cidade base na região)
- Franciacorta
- Parma
- Verona
Bolonha
Carinhosamente chamada de gorda pelos italianos, a cidade é o destino perfeito para encantar os olhos e o paladar.
Bolonha é uma cidade relativamente grande, tem bastante coisa para ver e, por mais que seja possível fazer um batidão em um dia ( foi o que eu fiz), penso que o ideal é ficar por lá pelo menos 02 dias.
Principais atrações:
- Piazza Maggiore
- Basílica de São Petrônio
- Torre Asinelli
- Basílica de Santo Stefano
- Santuario della Madonna di San Luca
Cidades próximas:
- Modena
- Ravenna
- Ferrara
- Dozza
- Verona
Genova
Está bela e famosa cidade italiana segue na minha lista de “quero conhecer”. Genova está a 300km de Verona e ficou muito fora da rota para essa nossa viagem, mas sem dúvida eu a incluiria se estivéssemos viajando em outro formato.
Pelo que pesquisei 02 dias são suficientes para conhece-la, assim como a maioria das cidades as atrações estão todas concentradas no centro histórico.
Principais atrações:
- Porto Antigo
- Catedral de São Lourenço
- Casa de Cristovão Colombo
- Belvedere Montaldo
- Piazza di Ferrari
Cidades próximas:
- Portofino
- Cinque Terre
- Milão
Onde se hospedar:
Vale dizer que eu não comentarei neste post sobre a região dos Alpes. As Dolomitas é um lugar lindíssimo, com vilarejos, trilhas, lagos e muita natureza. Eu pretendo fazer uma viagem exclusiva para lá, pois acredito que menos do que 5 dias na região não vale a pena. Contudo, caso tenha interesse em adicionar ao seu roteiro, procure pela cidade de Cortina d’Ampezzo é a pérola da região. Fica a cerca de 3h de carro de Verona.
Sugestão de roteiro:
Caso me permita dar um pitaco no seu roteiro, eu realmente te sugiro fazer as cidades com calma, não faça mais do que uma visita no mesmo dia. As cidades maiores, que recomendei dois dias, são possíveis conhecer em um. Eu fiz isso em todas: conheci, curti e aproveitei tudo que pude, mas confesso que sai querendo mais.
Segue três sugestões de rotas que eu faria baseada nas cidades que comentei anteriormente:
7 dias pelo norte da Itália:
- Chegada por Milão ( 2 dias na cidade),
- Verona (1 dia)
- Bate volta Lago di Garda,
- Bate volta Pádua,
- Veneza ( 2 dias) partida por lá.
Viajando 15 dias pelo norte da Itália:
- Chegada por Milão ( 2 dias na cidade),
- Bate volta Lago Como.
- Genova (2 dias)
- Bate volta Cinque Terre.
- Bolonha ( 2 dias)
- Bate volta Modena
- Verona (2 dias)
- Bate volta Lago di Garda,
- Dia em Pádua ( se estiver de trem deixe as malas no Luggage storage da estação),
- Noite em Veneza ( 2 dias) partida por lá.
Roteiro de 20 dias pelo norte da Itália:
- Chegada por Milão ( 2 dias na cidade),
- Viagens de bate volta: Lago Como,
- Parma,
- e Bergamo.
- Genova (2 dias)
- Bate volta Cinque Terre,
- Bate volta Portofino.
- Bolonha ( 2 dias)
- Bate volta Modena
- Verona (2 dias)
- Lago di Garda ( 3 dias)
- Dia em Pádua ( se estiver de trem deixe as malas no Luggage storage da estação),
- Noite em Veneza ( 2 dias) partida por lá.
Independente de quantos dias você tiver para passear pela Itália, eu não tenho dúvida que será maravilhoso!


