Um dos grandes desafios de visitar a Itália é elaborar seu roteiro pelo país. São tantos lugares lindos para conhecer que ficamos desnorteados, por isso hoje vou dividir contigo o meu roteiro pela Puglia, Itália.
A Puglia está no sul do país, mais precisamente no salto da bota. E é uma belissima região italiana. Mistura praias com um mar azul turquesa, paisagens lindas e vilarejos super encantadores!

A Puglia é composta por 6 regiões, começa no Gargano e desce até Santa Maria di Leuca, onde acontece o encontros dos mares Adriático e Jônico.
Nós ficamos 10 dias na Puglia e chegamos ao país de ferry, pois estávamos na Croácia. Cruzamos o mar Adriático saindo de Dubrovnik e chegando em Bari, a capital da Puglia e a porta de entrada para viagens internacionais na região.
É possível chegar em Bari de ônibus e trem também, contudo, diferente do norte da Itália, passear de trem na Puglia não é viável. A melhor opção para explorar a região é de carro e deixo como sugestão a RentCars, um buscador que compara preços de todas as locadoras e te diz qual é o melhor custo-benefício. Já usamos e recomendamos bastante!
Nós optamos por uma única base e fizemos bate-volta para as cidades e praias, pois a nossa viagem exige isso. Estamos viajando de carro por vários países e meses, e estamos com a nossa gatinha. Então decidimos nos hospedar em Polignano a Mare. Ter uma casa por mais tempo é importante para a Tita – nossa gaTita – e também é mais econômico. Contudo, deixo a sugestão de fazer bases diferentes nas regiões da Puglia. As bases que eu escolheria para passar férias por lá seriam:
- Vieste no norte,
- Polignano a Mare no nordeste,
- Lecce ou Otranto no sudeste e
- Gallipoli para as praias do oeste.
Roteiro pela Puglia, Itália
Nosso roteiro pela Puglia incluiu lindas praias e charmosos vilarejos, muitas cidades são pequenas e próximas umas das outras. Sendo assim, é possível fazer mais de uma no mesmo dia. Vai do estilo de viagem que você gosta e também das temperaturas que te esperam.
Digo isso, pois chegamos na Puglia dia 15 de junho e ficamos por lá por 10 dias, estava bem quente e alguns dias encaramos sensações térmicas de quase 40 graus. A famosa siesta nunca fez tanto sentido para mim, foi bem difícil ficar nos horários mais quentes do dia.
PS: Na Itália, esse intervalo após o almoço não se chama siesta – isso é coisa da Espanha – e sim chiusura pomeridiana. Esse intervalo por aqui não é necessariamente para dormir, mas pelo que um guia local nos contou, tem haver com fazer refeições em família. Sendo assim, é muito comum encontrar os comércios fechados entre 13h as 17h aproximadamente.

Cidades que visitamos:
Para eu conseguir compartilhar todas as dicas que quero e não deixar o texto muito extenso achei melhor fazer posts individuais para cada cidade. Basta clicar no nome que outra página irá abrir com todas as dicas que você precisa saber.
- Polignano a Mare – cidade e praias,
- Alberobello,
- Locorotondo,
- Monopoli – cidade e praias,
- Matera – a cidade faz parte da Basilicata, outra região do sul da Itália. Mas é pertinho das outras que citei e é imperdível!
Cidades da Puglia que ainda quero conhecer:
- Lecce
- Otranto
- Ostuni
- Bari
- Gallipoli e mais praias da região, conhecemos só uma e adoramos!
Experiências para sua viagem:
A Itália é o berço do renascimento e das comidas maravilhosas, não deixe de provar o vinho da uva Primitivo, clássico da região. Experimente também Taralli, biscoitinhos crocantes típicos da Puglia. A focaccia barese e o panzerotto também são tradicionais. E por fim, preciso te dizer que a Puglia é uma das maiores produtoras de azeite e burrata da Itália, então já sabe o que provar né?!
Por fim, separei também algumas experiências para deixar sua viagem ainda mais saborosa: