Como gerar mais tráfego para o seu blog usando o Pinterest

como crescer o tráfego do blog com o Pinterest

O sucesso de um blog está diretamente ligado a quantidade de acesso que ele tem. Por isso, hoje eu quero te dar dicas de como aumentar o tráfego do seu blog usando o Pinterest. Um mecanismo de busca onde mais de 400 milhões de pessoas, em todo o mundo, buscam inspirações para suas vidas ou resoluções para seus problemas.

Se você já iniciou um blog, sabe como é desafiador direcionar tráfego para ele, especialmente quando não temos orçamento para anúncios pagos. Neste artigo eu vou te explicar por que o Pinterest é excelente para blogueiros, além de sete dicas para gerar mais tráfego orgânico para o seu blog utilizando o Pinterest.

Por que o Pinterest é excelente para direcionar o tráfego do blog?

  • É um mecanismo de busca. A maioria das pessoas tem o equívoco de que o Pinterest é uma plataforma de mídia social, mas na verdade é um mecanismo de busca. Isso significa que o seu conteúdo continuará a ser encontrado anos depois de ser publicado, em vez de desaparecer algumas horas depois, como em plataformas como Facebook e Instagram.
  • É mais fácil de classificar. O algoritmo do Pinterest é mais fácil e rápido para classificar por palavras-chave populares do que o do Google.
  • Links em todas as postagens. Uma grande diferença do Pinterest em relação as outras redes é a capacidade de adicionar links facilmente as publicações, gerando assim uma estratégia de marketing poderosa.

7 dicas para aumentar o tráfego do seu blog com o Pinterest

1. Faça uma pesquisa de palavras-chave no Pinterest

Se você já aprendeu os fundamentos do SEO, é provável que esteja familiarizado com o termo “pesquisa de palavras-chave”.

Mas, caso ainda nunca tenha feito isso, te explico que a pesquisa de palavras-chave é o processo de procurar termos de pesquisa populares que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa e incluí-los estrategicamente em seu conteúdo. Melhorando assim o posicionamento do seu blog nos resultados de pesquisa.

Para encontrar palavras-chave em seu nicho no Pinterest basta usar a barra de pesquisa da plataforma:

7 dicas para aumentar o tráfego do seu blog com o Pinterest - SEO

Assim que você começar a digitar qualquer termo de pesquisa relevante para o nicho do seu blog, o Pinterest irá sugerir automaticamente outras palavras-chave comumente pesquisadas.

Essas recomendações são baseadas no que as milhares de pessoas no Pinterest pesquisaram.

2. Crie conteúdo para o Pinterest

Depois de pesquisar as palavras-chave populares em seu nicho, é hora de começar a produzir conteúdo – ou adaptar o que você já tem – para o Pinterest. Todo conteúdo criado no seu blog deve ir para o Pinterest em forma de imagem.

| LEIA: Não entende nada de design gráfico? Conheça o Canva!

Otimize seus Pin para que possam ser encontrados quando as pessoas pesquisarem por esses termos:

  • Adicione a palavra-chave principal no título e na descrição do Pin
  • Adicione a palavra-chave principal à imagem do seu Pin (o Pinterest lê o texto colocado nas imagens)
  • Incluir palavras-chave relacionadas na descrição do Pin
  • Inclua entre 2 a 5 hashtags relevantes no final da descrição do seu Pin

3. Combine o título da postagem do seu blog

O Pinterest está se tornando cada vez mais parecido com o Google. A plataforma agora examina a postagem do seu blog para ver o quanto ela se relaciona com o Pin que está vinculado a ela.

Garantir que seus Pins correspondam ao conteúdo vinculado é o que os engenheiros do Pinterest chamam de coesão do PIN.

De cada Pin, o Pinterest coleta os seguintes dados:

  • Título
  • Descrição do Pin
  • Texto do link
  • Nome da pasta
  • Texto alternativo da imagem
  • Legenda da imagem
  • Título da página
  • Meta Title (título que é exibido nos buscadores)
  • Meta descrição da página
  • Palavras-chave da página

4. Organize as pastas do seu perfil do Pinterest

No Pinterest podemos criar pastas, e subpastas, para organizar os Pins que criamos e salvamos de outras contas. Além disso os usuários podem pesquisar especificamente por pastas a serem seguidas, por isso é importante incluir palavras-chave relacionadas nos títulos e descrições suas pastas também.

Crie pastas que ressoem tanto em seu negócio quanto em seu mercado. Inclusive recomendo criar uma especificamente para os artigos do seu blog. Isso torna mais fácil para os seus seguidores encontrarem as postagens do seu blog.

Também vale frisar que as pastas do seu perfil devem estar diretamente relacionadas ao nicho do seu blog, nada mais que isso. Elas não devem refletir os seus interesses pessoais. A sua conta deve ser projetada para a sua audiência.

Também é importante coletar e salvar Pins de outros usuários, o objetivo principal aqui é agrupar conteúdos de qualidade.Isso não apenas ajudará seus seguidores e espectadores a encontrarem ainda mais Pins que os interessem, mas também é uma maneira de mostrar seu perfil como uma autoridade. Aos poucos você se tornará um recurso de referência para obter inspiração e informações!

5. Faça seus Pins se destacarem

Quando se trata de fazer seus Pins se destacarem, a maioria das pessoas lhe dá o mesmo conselho – use cores brilhantes para chamar a atenção das pessoas. Embora seja verdade que cores mais brilhantes tendem a chamar mais a atenção, não é necessariamente uma boa ideia para o Pinterest. 

O motivo é que, se todos estiverem usando cores brilhantes em seus alfinetes, ninguém se destacará.

Uma técnica melhor é observar a aparência dos designs de Pin de blogueiros em seu nicho e criar algo diferente. Por exemplo, se você está no nicho de fitness e vê que todos os Pins têm cores vivas, pode usar combinações de tons de terra para se destacarem. Por outro lado, se você perceber que todos estão usando cores em tons de terra, poderá optar por algo mais vívido.

| RECOMENDO:


São mais de 100 vídeo aulas com informações passo a passo.
Acesso vitalício com direito a todas as atualizações.

Quero saber mais sobre o curso!

6. Experimente diferentes formatos de Pin

O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens, mas não se trata apenas de fotos.

Misture! Faça um vídeo incentivando os Pinners (usuários do Pinterest) a comprarem em sua loja online ou tente adicionar várias fotos a um Pin para criar um carrossel.

Pense além de comprar e promover explicitamente sua marca. Pinners também vêm à plataforma em busca de inspiração. Crie tutoriais, Pins instrutivos e inspiradores para fornecer ao seu público um conteúdo divertido e valioso.

E lembre-se: uma das melhores maneiras de garantir que as pessoas cliquem no seu blog é despertar a curiosidade com os títulos e imagens dos seus Pins. Seja criativo!

7. Rastreie suas métricas do Pinterest

Medir o desempenho de sua estratégia do Pinterest é crucial para o seu sucesso com a plataforma. 

Na verdade, medir o desempenho é importante para cada aspecto do crescimento do seu blog. Sem controlar seus resultados, você não conseguirá ver o que está funcionando e o que não está. Em outras palavras, você não pode melhorar o que não mede.

Dessa forma, verificar o seu Pinterest Analytics é uma maneira infalível de saber o que está funcionando para seu público e poder otimizar a sua estratégia de marketing no Pinterest.

Com uma conta Pinterest for Business, você tem acesso a todas as análises do aplicativo associadas ao seu perfil. Você pode ver facilmente quantas impressões seu perfil e Pins obtêm a cada mês e qual conteúdo tem o melhor desempenho.

Aliás, outra dica valiosa é fazer teste de Pins semelhantes para o mesmo conteúdo. Mude a letra, o título ou a imagem. Entenda qual conteúdo tem melhor desempenho e qual conteúdo é um pouco menos envolvente.

Conclusão

O Pinterest é o lugar perfeito para mostrar sua marca e produtos para um mercado engajado. Com as minhas dicas e sugestões você vai com certeza aumentar o tráfego do seu blog pelo Pinterest. Contudo, caso queira ir mais rápido nessa jornada, te recomendo o curso do Pinterest Pro.

Práticas recomendadas do Pinterest para crescer o tráfego do seu blog:

  • Pin entre 1 a 5 pinos por dia. Salvar conteúdos mais costumava ser benéfico, no entanto, o Pinterest fez várias alterações em seus algoritmos e agora está se concentrando mais em conteúdo novo e de alta qualidade. 
  • Tente não salvar o mesmo Pin na mesma placa mais de uma vez. Isso pode ser considerado “conteúdo duplicado” e bloquear a sua conta.
  • Sempre salve seus Pins na placa mais relevante primeiro. Por exemplo, se você tem um Pin sobre perda de peso para mulheres e um quadro intitulado “Perda de peso”, deve salvá-lo lá em vez de outro intitulado “Fitness”.
  • Acelere seu site. Deixe seu site leve, isso ajudará a reduzir sua taxa de rejeição, aumentando suas conversões e deixando seus visitantes felizes. Além disso, vale ter em mente que a maior parte do tráfego do Pinterest virá de dispositivos móveis, que nem sempre têm a melhor conexão.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.